A direção da escola de samba Leandro de Itaquera anunciou a reedição do enredo “Babalotim, a história dos afoxés” (1989) para o carnaval do ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente Leandro Alves Martins, carinhosamente conhecido como “Seu Leandro”, durante a festa de 32 anos a agremiação localizada na zona Leste.

A comunidade da Leandro vai “estrear” no sambódromo do Anhembi, em 2017, um dos carnavais imortais da sua história, só que desta vez no Grupo de Acesso. “Queríamos um tema que empolgasse e envolvesse nossa comunidade e, em toda a nossa história, esse é de longe o mais marcante. Tanto é que, em todas nossas apresentações e homenagens, relembramos esse samba inesquecível”, conta o presidente Leandro.

Apresentado em 1989, ainda na avenida Tiradentes, no Grupo Especial, o cortejo sobre “Babalotim, a História dos Afoxés” fez referência ao boneco pintado de preto, vestido com roupas de cetim que era levado em cordões dos grupos de afoxés de Salvador. Na época, a cantora Eliana de Lima foi a intérprete oficial e a bateria estava sob o comando do Mestre Lagrila.

Veja Também:  Musa da Vila Maria se atrasa e perde ensaio: “taxista errou”

“A ideia de reeditar esse enredo tão especial pela escola faz parte do projeto de levar a agremiação de volta ao grupo de elite do Carnaval paulistano e, para isso, a direção da escola contratou a empresa CRCB (empresa especializada em captação de parceiros e recursos via Lei Rouanet)’, explica o presidente.

“Esse é um projeto pioneiro da empresa. Vamos trabalhar para proporcionar mais condições para o desenvolvimento do carnaval com a intenção de trazer a escola para o grupo Especial e caso o resultado seja positivo, encerramos a ação. No próximo ano, repetimos com outra escola. É um trabalho específico para agremiações do acesso”, explica o executivo de carnaval, Renato Cândido.

Leandro de Itaquera
Foto: Comunicação CRCB