Artista da escola de samba Unidos do Peruche há três anos, o arquiteto e carnavalesco Murilo Lobo criou sua página como pessoa pública no Facebook para compartilhar informações, inspirações e referências que estuda em seu cotidiano como fonte para suas criações.

“Hoje tudo acontece no mundo virtual e percebi que esse meio de comunicação também é importante para profissionais do Carnaval. Os apaixonados e estudiosos dessa cultura querem acompanhar, estar por dentro das novidades, saber como estão os trabalhos e é isso que vou oferecer na minha página”, diz Murilo.

Uma pesquisa da Reuters, divulgada na última sexta-feira, apontou que 72% dos brasileiros preferem se atualizar de notícias pelas redes sociais. “A partir disso, temos que estar inseridos no mundo virtual consumindo e produzindo conteúdo”, conclui.

Não é de hoje que Murilo é um profissional atuante nas mídias sociais. Foi o primeiro carnavalesco que se utilizou de um aplicativo para smarthphones para orientar o público sobre enredo, desfile, comentários e explicações ala a ala, com desenho das fantasias, explicação da comissão de frente e alegorias, tudo para ajudar os interessados a entender melhor o espetáculo.

De acordo com Murilo, o aplicativo é um recurso didático que também interage com todos os perfis de componentes: os antigos e os que estão chegando agora e isso facilita o trabalho de toda a direção da agremiação.

Currículo

Formado em arquitetura na faculdade Belas Artes, Murilo Lobo já assinou projetos tradicionais da cidade de São Paulo como a cinquentona Tecelagem Lorena, e a moderníssima Addolcire Gelato e Cafeteria, ambas no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo.

“Iluminação natural, equilíbrio do ambiente e aconchego são minhas marcas em projetos arquitetônicos que também desenvolvo em residências, por exemplo”, explica Murilo. Esses três itens misturados são perfeitos para transformar até ambientes corporativos como o Espaço Cosy Morumbi, local de reuniões, treinamentos e workshops, na avenida Morumbi, uma das grandes obras de Murilo.

Veja Também:  Unidos do Peruche apresenta fantasias para o carnaval 2017

Profissional da folia

Com toda essa bagagem profissional, Murilo, que vem de uma família de apaixonados por samba e carnaval, cresceu ouvindo samba de raiz, marchinhas e vendo sua família confeccionar fantasias para todos os foliões dos blocos que participavam no clube Banespa.

Quando iniciou sua parceria, ainda na Sociedade Rosas de Ouro, como assistente do carnavalesco Jorge Freitas, seu amigo e padrinho, conseguiu agregar suas referências e unir conhecimentos da sua profissão com elementos que compõe o desenvolvimento do carnaval. “É uma grande ópera ao ar livre e, durante o processo de criação, principalmente, nas alegorias, a arquitetura é uma grande aliada”, explica.

A partir de 2013, já começou a assinar os enredos ao lado de Jorge e do intérprete Darlan Alves. Com eles, foram três enredos: “Os Condutores da Alegria numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia”, “Inesquecível” e “Depois da Tempestade, o Encanto”, respectivamente em 2013, 2014 e 2015.

Também em 2015, assumiu a Unidos do Percuche e conquistou o campeonato do grupo de Acesso. Esse ano, assinará o projeto de 2017: “A Peruche no Maior Axé Exalta Salvador, Cidade da Bahia, Caldeirão de Raças, Cultura, Fé e Alegria”, ao lado de Sérgio Caputo Gall, também carnavalesco.

53c05e13-b776-42dd-a0b1-bc7796aed457