O AVC é a segunda causa de mortes no Brasil e a maior causa de mortes no mundo.

O Acidente Vascular Cerebral é a doença que mais mata no mundo. E no Brasil a  estatística é assustadora: é a segunda causa de mortes. Depois que o ator Tom Veiga, o louro José, faleceu subitamente por conta de um AVC, a doença veio à tona, as dúvidas  cresceram muito, e as pessoas voltaram suas atenções para tentar entender como ela funciona.

O neurologista e neurocirurgião do Einstein, e da Rede D´Or, Dr Wanderley Cerqueira, explica as causas do AVC e o que é essa doença perigosa:

  • O AVC é mais comum em homens;
  • 70% das pessoas que sofrem um AVC não retornam ao trabalho
  • 50% ficam dependentes de cuidados de outros no seu dia dia

Tipos

AVC I – AVC isquêmico, é o mais comum e apesar de deixar sequelas, não é tão mortal quanto o outro tipo de AVC, o hemorrágico

AVC H- AVC hemorrágico é o que causa muitas sequelas e mortes. Apesar de mais fatal, o AVC hemorrágico é menos frequente e tem menor índice.

O AVC isquêmico acontece em 85% dos casos.  

As principais causas do AVC são:

  • O estilo de vida
  • Sedentarismo
  • Alimentação Incorreta
  • Sobrepeso
  • Álcool e fumo
  • Hipertensão
  • Doenças cardíacas
  • Colesterol aumentado
  • Diabetes

O AVC é popularmente conhecido como ¨derrame¨ e apesar de acometer pessoas com mais idade, também pode acometer jovens, o que na prática significa que ninguém está a salvo de ser acometido por essa doença.  Nos jovens alguns fatores podem ser citados como: doenças inflamatórias, obesidade e o uso de drogas ilícitas.

Um estudo feito nos EUA e publicado no Journal of American Heart Association, por exemplo, revela que entre 2000 e 2010 houve uma elevação de 44% nos casos de AVC em indivíduos com idade entre 25 e 44 anos.

No Brasil, uma pesquisa publicada no Plos One aponta que ocorreu aumento pouco significativo nos casos de derrame entre 2008 e 2012 em pessoas com idade entre 15 e 49 anos.

¨É importante sempre ficar atento afinal, o derrame é uma das doenças que mais mata no mundo e, quando não leva ao óbito, tende a deixar sequelas que afetam consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. ressalta Dr Wanderley Cerqueira.

Veja Também:  Cantor Daniel estrela campanha da nova Tele Sena de Pais

Como diagnosticar rapidamente uma pessoa que está tendo um AVC?

Através dos 3 F

1- Face ( se tem alguma deformidade momentânea, diminuição ou perda súbita da força na face)

2-Força Muscular (se a pessoa está sem força muscular)

3-Fala (se a fala está comprometida)


Mas também tem outros sintomas que são muito comuns: alteração em braço ou perna de um lado do corpo; alteração súbita da sensibilidade, sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; alteração aguda da audição, incluindo dificuldade para articular; dor de cabeça súbita e muito intensa sem causa aparente; desmaios.

Ao perceber que a pessoa está com esses sintomas, o importante é telefonar  imediatamente para o serviço de emergência, pois um médico ou paramédico tem total treinamento para saber o que fazer nessa situação. Mas se não houver condições de chamar uma serviço de saúde, ir em busca de um pronto atendimento o quanto antes.

¨No AVC isquêmico é essencial chegar a um hospital em até 4 horas após o ocorrido, mas o quanto antes a pessoa for socorrida, melhor as chances de menos traumas cerebrais e sequelas.¨ explica Dr Wanderley

É bom salientar que no AVC hemorrágico, que é o mais perigoso, ocorre uma dor de cabeça súbita e muito intensa, com dor na nuca e rigidez da mesma, e pode ter perda de consciência. Muitas pessoas relataram que a dor de um AVC hemorrágico é terrível e muito diferente de qualquer outra dor que já tiveram. Então esse é um grande alerta e não deve ser ignorado.

O importante é sempre estar atento aos sintomas e nunca deixar de ir a um pronto atendimento de emergência.

Dr. Wanderley Cerqueira é  Neurologista e neurocirurgião, formado em 1981 , atende em seu consultório no Shopping Morumbi, está no Einstein desde 1990, e também atende na Rede D´Or

Especializado em Neurocirurgia | 35 anos de experiência | CRM-SP 41295

(11) 3033-5921 – MorumbiShopping

https://www.instagram.com/drwanderleycerqueiradelima/

Compartilhe

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portalmaismidia/www/wp-content/themes/Newspaper_old/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009