sexta-feira, março 29, 2024

O que é Telemedicina?

HomesaúdeO que é Telemedicina?

Por: Dr. Márcio Lucas, cirurgião torácico 

O termo telemedicina tem origem na palavra grega ‘tele’, que significa distância. Também é usada para formar as palavras telefone, televisão etc. Assim, a telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. A prática tem origem em Israel e é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.

A aplicação da telemedicina é regulada pelas regras da Associação Americana de Telemedicina (American Telemedicine Association) e pelo HIPAA ( Health Insurance Portability and Accountability Act) que garante a segurança e confidencialidade dos dados transmitidos, sendo reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelas leis brasileiras.

Inicialmente o mercado brasileiro adotou inicialmente normas de ética e padrões de atendimento definidos pelas organizações internacionais, mas a partir de 2002, com a ampliação e consolidação dos serviços, foram criadas normas e resoluções nacionais para guiar esse tipo de trabalho.

O método da medicina é explicado pelo cirurgião torácico Dr. Márcio Lucas, da Global Doctors.

Dúvidas

A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. A telemedicina já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas.

Qual o objetivo?

A invenção da Telemedicina, assim como todos os seus aperfeiçoamentos, surge, sempre, pautada por necessidades decorrentes de situações que provocam condições inadequadas. Guerras, expedições a locais inóspitos e até mesmo ao espaço interplanetário. Lugares, nos quais a presença de um especialista ou até mesmo de um médico generalista, se torna difícil e improvável.

Quais são os métodos de trabalho?

Como dissemos acima, a Telemedicina pode se apresentar em diversos níveis. Pode ser realizada unicamente por uma câmera e por um microfone/ alto-falante em seu modelo mais simples e até prescindir da câmera em situações de banda de internet limitada. Por outro lado, podemos realizar exames de baixa/média complexidade à distância tal como otoscopia, laringoscopia, auscultas pulmonar e cardíaca, eletrocardiograma, exames de ecografia como ultrassonografia, ecocardiograma. Já foram realizadas tentativas experimentais de realização de cirurgias robóticas à distância sem, contudo, obter bons resultados devido a qualidade da banda de transmissão de dados. A grande expectativa é de que, com a tecnologia 5G, os limites sejam redefinidos.

Veja Também:  Empresa relacionada à patologias e tratamento do couro cabeludo

A vinda da Pandemia, decorrente à Covid 19, contribuiu para o crescimento da prática?

Sem dúvida a Pandemia contribuiu para a popularização e o avanço da Tecnologia de Telemedicina. Como mencionamos acima, sempre que há situações de dificuldade logística existe a demanda de atendimento à distância. Infelizmente houve também uma grande proliferação de Telemedicina de baixa qualidade e com isso devemos ter cuidado e atenção. Já fazemos, na Infinity Care e Global Doctors, Telemedicina de qualidade superior há mais de dez anos, durante os quais vimos todo o tipo de serviços serem oferecidos com qualidade nem sempre garantida.

É uma área que já desperta interesse em graduandos em medicina? Porque?

Os graduandos de Medicina, assim como os estudantes de maneira geral, tiveram que ter seu primeiro contato com o ensino virtual durante a Pandemia. Em algum momento isso passou a fazer parte de suas vidas. Sem dúvida essa “apresentação” propiciará interesse e aceitação precoces. Bem mais fácil do que com minha geração.

Disponibilidade de dados na nuvem?

O histórico médico de cada paciente é um registro essencial para acompanhar a evolução de um quadro clínico ou simplesmente para monitorar questões que precisem de maior atenção. Assim, com plataformas e ferramentas que viabilizam a inclusão de dados na nuvem, diferentes médicos podem se informar sobre os seus antecedentes de saúde e atendê-lo sem a necessidade de repetirem perguntas.

Os dados armazenados na nuvem também são excelentes para laboratórios, que registram a evolução de cada paciente.

É o futuro da Medicina?

Diria que a Telemedicina é, por tudo o que vimos à medicina do PRESENTE.

MAIS POSTS

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Rato Andrade, Influencer, Recebe Reconhecimento no Evento da Revista Evidência em Porto Velho

No último dia 27 de março, a cidade de Porto Velho foi palco do prestigiado evento da Revista Evidência, promovido pelo renomado promoter Tergon. Realizado no elegante Hotel Golden Plaza, o encontro reuniu figuras proeminentes da sociedade rondoniense e autoridades locais. Um dos momentos mais marcantes da noite foi a entrega do Prêmio Notável e do Prêmio Mulher, que reconheceu personalidades de destaque Bom na região.

MAIS VISTAS