Foto: divulgação

Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista 

Vamos falar na matéria desta edição, de um assunto que as pessoas sempre me perguntam muito: qual é a diferença entre os fatores de proteção solar? Ou, por que é indicado usar filtro solar com fator de proteção acima de 50 fps?

Quando falamos em proteger a pele, isto não significa proteger apenas dos raios UVB. A radiação UVB é aquela que te deixa vermelha, ou “queima a sua pele” ao se expor ao sol, na praia ou piscina, por exemplo. Mas não é só com este fator que precisamos ter cuidado. Muitas pessoas acham que pelo fato de não ficarem vermelhas, estão protegendo a pele adequadamente e, isso não é verdade. Nós temos que nos preocupar também, com a radiação UVA. A “banda” ou “espectro” UVA, é o responsável pelo envelhecimento da pele e pelo câncer de pele. Então, quando temos um filtro solar com um FPS (fator de proteção solar) acima de 70, significa que cerca de 1/3 deste valor representa a proteção em relação aos raios UVA.

Sendo assim, quando usamos um filtro com fator de proteção 99 por exemplo, alguns pacientes pensam que isso tem relação apenas ao tempo ou quantidade de exposição ao sol, visto que a pele vai aguentar ficar exposta por mais tempo sem sofrer queimaduras. E sim, isto é verdade, mas não podemos esquecer da proteção que este FPS alto irá fazer contra a radiação UVA, para evitarmos o envelhecimento precoce, lesões actínicas e o câncer de pele.

Veja Também:  Luangat: Conheça a história da personalidade e digital influencer que está por todo lado

É necessário sempre ter atenção aos rótulos dos protetores solares, que indicam se o filtro tem tanto o FPS quanto o PPD, que é a proteção relacionada à banda UVA, pois ela sim, vai proteger a sua pele contra estes problemas que eu mencionei acima. Mais importante ainda, é estar em contato com seu dermatologista pois é ele quem vai te indicar o filtro solar ideal para você, com base nas características da sua pele e dos seus hábitos de vida.

Compartilhe

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portalmaismidia/www/wp-content/themes/Newspaper_old/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009