Foto: divulgação

Por: Dr. Leonardo Quicoli, médico cardiologista 

Um fator a ser considerado quando o assunto é o desejo pelo aumento dos músculos é respeitar os limites do corpo. Muitos adeptos da prática de exercícios físicos recorrem a resultados rápidos. O problema ocorre quando algumas pessoas buscam esses efeitos instantâneos para as mudanças da forma física com o uso de anabolizantes. A partir da quarta semana de uso de anabolizantes, o coração pode apresentar deficiências e pode ocorrer a hipertrofia cardíaca – que costuma permanecer no corpo por até um ano após o seu uso, bem como a perda da força da contração do coração, esta de modo irreversível.

Os sinais como o aumento da pressão arterial , alterações das paredes dos vasos sanguíneos e elevação dos triglicérides também podem ser sinais decorrentes do consumo de anabolizantes. Além das complicações cardíacas, ocorre também a modificação das funções fisiológicas do fígado, que resulta em elevação do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL), com a ingestão de anabolizantes. Para os homens pode ocorrer a atrofia do órgão sexual, além da paralisação da fabricação dos espermatozoides e as mulheres tendem à masculinização completa.

Veja Também:  Barnabé Cachaçaria é reduto de famosos em São Paulo

Mais conhecidos como anabolizantes, os esteróides anabólico-androgênicos são substância que contém o hormônio chamado de testosterona, bem como derivados. Este é um produto de uso medicinal legalizado. Para quem deseja músculos maiores e não atinge o resultado apenas com a musculação, a procura de um nutricionista do esporte, que seja bem referido e ético.     Assim o resultado desejado será alcançado de forma saudável e eficaz, caso o paciente siga as indicações feitas pelo profissional.

Todavia, para quem pretende iniciar ou já usa anabolizantes, o acompanhamento por um profissional médico especializado poderá dirigir o paciente com o intuito de livrá-lo de possíveis complicações.

Compartilhe

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portalmaismidia/www/wp-content/themes/Newspaper_old/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009