quarta-feira, 17 agosto, 2022
HomesaúdeCâncer de estômago

Câncer de estômago

Por: Dr Guilherme Ravanini 

O que pode ter causado este tipo de câncer? A genética é um fator de risco? Devo conversar com as pessoas da minha família?

O câncer de estômago, como todos os outros, não tem uma causa definida, sendo considerado multifatorial. A célula tumoral começa a se multiplicar de maneira desorganizada por uma falha genética que pode ser causada por um ou vários fatores de risco, como gastrite, infecção pelo h. pylori, fumo, e consumo excessivo de álcool. Fatores genéticos herdados podem sim estar presentes, mas são raros. Os familiares de primeiro grau sempre devem ter ciência da existência de um parente com câncer, pois vai existir uma predisposição naquela família.

  • Como devo me preparar para iniciar o tratamento? Devo mudar alguma coisa na minha vida?

O tratamento pode ser cirúrgico e/ou com quimioterapia. Sendo assim, o preparo consiste em abolir os fatores de risco e os maus hábitos de vida. Se alimentar bem, fazer exercícios, controlar o peso, cessar o tabagismo, são medidas que melhoram o seu bem estar e ajudam no tratamento. 

  • Quais outros testes preciso fazer?
Veja Também:  Empreendedorismo: com mais de 26 anos de experiência em joias, Vania Cavalcante é responsável pelo sucesso da VC Pratas

Com o diagnóstico de câncer de estômago confirmado, serão necessários exames de estadiamento, para entender o real estágio da doença. Exames de imagem como tomografias e/ou ultrassonografias, e exames laboratoriais podem ser solicitados.

  • Há algum ensaio clínico que possa ser benéfico no meu caso?

Existem diversos ensaios clínicos, mas o tratamento de primeira linha, consolidado mundialmente, ainda é a cirurgia, a depender dos exames de estadiamento.

  • Qual tem sido a experiência de pacientes com câncer semelhante ao meu?

A maioria dos pacientes tolera bem o tratamento cirúrgico que pode ser feito por videolaparoscopia ou robótica em alguns casos. A quimioterapia também tem boa aceitação, e após o tratamento, vida normal.

  • Há algum grupo de apoio para mim e para minha família?

Existem diversos grupos de apoio para pacientes com câncer em instituições não governamentais, públicas e privadas.

  • Quais materiais posso ler sobre o meu câncer?

O site do INCA traz informação concreta e segura, de maneira clara, para os pacientes.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

VEJA TAMBÉM:

spot_img