terça-feira, maio 28, 2024

 Deep fake existe e é uma realidade também para golpes

HomeBusiness Deep fake existe e é uma realidade também para golpes

                                            O que é deep fake?

Deep fake existe e é uma realidade também para golpes

Deep fake já é uma realidade no mundo e pode gerar muita confusão e golpes, principalmente, entre a população mais idosa e menos atenta aos detalhes nas fotos e vídeos.

Para saber o que é uma deep fake e como ela funciona, conversamos com o especialista em segurança digital da Diferenciall Tecnologia e Consultoria, Alexandre Pinto.

“Deep fake é a alteração ou adulteração de fotos e vídeos pela Inteligência artificial visando sobrepor o rosto ou voz de alguém em fotos ou vídeos. Atualmente com a diversidade de softwares e aplicativos disponíveis é possível adulterar fotos, imagens e vídeos com certa facilidade, mesmo para quem não é especialista” explica Alexandre Pinto.

E como podemos saber se estamos vendo uma foto original ou uma imagem da deep fake?

“Uma perícia especializada seria a forma mais segura para identificar e comprovar uma possível edição, mas também tem algumas possibilidades de análise em imagens como a iluminação, onde se pode observar a fonte de luz, o foco e os possíveis reflexos e pixels. Tendo acesso ao arquivo digital é possível verificar as propriedades de criação e alteração. a adulteração nunca fica totalmente perfeita, então, um olhar atento é sempre essencial.”

E como podemos verificar deep fake em videos?

Veja Também:  Musa da Nenê de Vila Matilde Daiana Pereira veio representando o mar de fogo na vida de Lia de Itamaracá.

“Já nos casos de deepfake em vídeo, edições realizadas com a ajuda e os recursos de IA, pode-se observar de forma mais cuidadosa os movimentos da boca, dos olhos e demais expressões faciais, sem prejuízo de demais eventuais movimentos do corpo. Em geral, os movimentos são pouco coordenados com o áudio, sem uma boa sincronização e parecem ser mais robotizados.” explica o CEO da Diferenciall Tecnologia e Consultoria 

Os deepfakes são usados para criar conteúdos falsos que parecem autênticos, fazendo com que pessoas e sistemas sejam enganados. Claro que podem ser usadas para brincadeiras, usadas por humoristas, mas também pode resultar em fraudes, violações de segurança e perdas financeiras significativas para as empresas.

As deep fakes também são bastante utilizadas pela política para disseminarem fotos e vídeos fakes em redes sociais e grupos de mensagens.

Nas últimas semanas a família britânica se viu numa situação complicada para confirmar se uma foto possuía edição, já que muita gente da imprensa percebeu a possível edição na foto da princesa Kate, o que acabou sendo comprovado.

As deep fakes podem causar inúmeros prejuízos não só para pessoas físicas bem como para empresas que podem cair em grandes golpes. Por isso é sempre bom ficar atento e sempre desconfiar de fotos e vídeos, e sempre checar antes e na dúvida, buscar uma empresa  especialista em segurança digital.

FONTE: Alexandre Pinto https://www.instagram.com/oficial_alexandrepinto/?locale=us&hl=am-et

Diferenciall Tecnologia e Consultoria

https://www.instagram.com/diferenciall/

 

MAIS POSTS

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS VISTAS