Mais Mídia

Diferença entre toxina botulínica e ácido hialurônico

Foto: divulgação

Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista 

Nos últimos tempos, as pessoas têm buscado cada vez mais os procedimentos que realizamos no consultório para manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce. Uma dúvida muito frequente no meu dia a dia, é a diferença entre Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico e, por isso, vou detalhar este tema nesta matéria para que você possa conhecer as indicações corretas para cada tipo de tratamento.

A toxina botulínica é utilizada para evitarmos o aparecimento de rugas estáticas. Mas, o que é isso? Quando iniciamos a segunda e terceira década de vida e o processo natural de envelhecimento, as rugas dinâmicas que temos, começam a se aprofundar. A pele vai se movimentando junto com o músculo e, a partir deste momento, a pele começa a ficar marcada, principalmente nas regiões da testa e dos olhos. Por isso que, nestas fases da vida, é importante iniciarmos a aplicação da toxina botulínica (Disport*, Botox*) como medida preventiva ao aparecimento e fixação destas rugas, que ocorrem mais frequentemente nas regiões mais expressivas da face.

Já o ácido hialurônico, funciona como preenchedor. Temos vários tipos desta substância, desde um preenchedor mais profundo para que possamos estruturar a face, até um preenchedor mais leve, com função de simplesmente hidratar a pele, agindo como uma hidratação profunda. Mas, é importante ressaltarmos que, seja qual for o ácido hialurônico, ele não vai corrigir linhas dinâmicas e sim, trazer um contorno mais jovial, com mais naturalidade para a face. O melhor de tudo isso é que conseguimos conciliar estes dois tratamentos para alcançarmos estes resultados naturais, deixando a pele mais saudável, repondo as linhas de sombra e luminosidade.

De toda a forma, eu gosto sempre de ressaltar que, seja qual for o procedimento estético que você queira fazer, converse com o seu dermatologista para entender quais são as suas reais necessidades para realçar e cuidar da sua beleza, sem excessos e preservando sempre a sua saúde.