quinta-feira, 30 junho, 2022
HomeSaúde & BelezaDra. Luisa Cherubini aponta nutracêuticos como chave para avanço na prevenção da...

Dra. Luisa Cherubini aponta nutracêuticos como chave para avanço na prevenção da saúde

Os alimentos e suplementos nutracêuticos ganharam espaço  na vida daqueles que almejam manter uma saúde em dia e uma dieta rica em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, buscando aumentar a longevidade, promover emagrecimento e maior qualidade de vida, evitando o surgimento de doenças ou até mesmo utilizá-los como tratamento alternativo às medicações tradicionais.

A Dra. Luísa Cherubini, (CRM/SP 163700), especialista em emagrecimento saudável e qualidade de vida, aponta qual a importância dos alimentos e suplementos nutracêuticos e como tirar máximo proveito de suas propriedades e benefícios. Confira:

O que são alimentos e suplementos nutracêuticos?

Segundo a especialista, são classificados como nutracêuticos são aqueles que promovem a sua saúde, desde a prevenção de doenças até o tratamento delas. “Eles podem ser parte constituinte do alimento – aquela que possui o efeito terapêutico – como também podem ser o alimento inteiro. O ômega 3, por exemplo, é um nutracêutico porque foi extraído e isolado de alimentos que são ricos nesse componente bioativo, como os peixes e as oleaginosas”, revela.

Apesar de atuarem em funções do organismo, os nutracêuticos são diferentes dos alimentos funcionais. “Os alimentos funcionais correspondem ao alimento em si, que já está na sua forma própria para consumo, enquanto que os nutracêuticos são substâncias extraídas do alimento e que são apresentadas na forma de comprimido ou cápsulas, por exemplo.”

Quais são os benefícios para a sua saúde?

São vários os benefícios que esses alimentos/suplementos podem trazer à sua saúde. “Um exemplo bem comum que vemos sempre é que, durante a gestação, as mulheres precisam fazer suplementação de muitas vitaminas e minerais para que o corpo aguente a demanda tanto dela quanto do bebê. Nesse sentido, o uso do ácido fólico, por exemplo, previne o surgimento de malformações fetais. Podemos falar também da importância do uso de antioxidantes, como a vitamina C, uma vez que previne a formação de radicais livres, associados ao surgimento de tumores.”

Veja Também:  O hormônio produzido durante o exercício físico ajuda na memória.

Além do que foi citado acima, a Dra. Luisa Cherubini ressalta outros benefícios dos nutracêuticos para a saúde. “Os principais são regulação do nível de colesterol e prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares; regulação da quantidade de açúcar no sangue, ajudando a controlar e prevenir a diabetes; melhora do funcionamento do intestino, emagrecimento,promoção da saúde gastrointestinal; Melhora da saúde dos ossos; Regulação da pressão arterial, regulação do sono e dos hormônios da tireóide. Além de serem hoje de grande importância na saúde mental  devido o estresse do dia a dia !

Procure um médico antes de fazer uso de nutracêuticos

Apesar de poder ter diversas indicações, a Dra. Luisa ressalta o quão importante é que o uso de nutracêuticos seja feito de acordo com a orientação do seu médico especialista. “Isso porque o consumo de quantidades acima do recomendado pode trazer consequências para a saúde. Além disso, é importante que o uso de nutracêuticos seja acompanhado de hábitos saudáveis como prática de atividade física e alimentação saudável e equilibrada”, conclui.

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

VEJA TAMBÉM:

spot_img