quarta-feira, 18 maio, 2022
HomeDestaqueMelasma na gravidez: Dra. Barbara Carneiro explica a relação.

Melasma na gravidez: Dra. Barbara Carneiro explica a relação.

Gravidez e melasma

Você já se perguntou o que são aquelas manchas acastanhadas no rosto, colo ou braços, e que geralmente surgem no período da gravidez? Elas são chamadas de melasma ou cloasma. Para entender esse universo, conversamos com a dermatologista Dra. Barbara Carneiro.

Pois bem, a gravidez é um período em que a mulher sofre muitas alterações no corpo por conta de todas as mudanças hormonais, e acredita-se que até 80% delas podem desenvolver melasmas nessa época.


O melasma é um distúrbio da pigmentação muito frequente, caracterizado pela presença de manchas escuras em diferentes áreas do rosto, mas que têm predileção pelas regiões malares, superior aos lábios e fronte. Também pode aparecer em outras regiões.


“A predisposição genética pode influenciar no surgimento dessa condição, mas o principal fator causal é a exposição solar. Nas pacientes com melasma em tratamento, a exposição solar pode fazer com que as manchas se agravem novamente.” diz Dra Barbara.

A importância do Filtro Solar

É imprescindível o uso diário de protetor solar com FPS mínimo de 30, que deve ser reaplicado a cada 2 horas, mesmo nos dias nublados. Quanto mais alto o fator de proteção solar e quanto mais branco/bege for o produto, maior o poder de proteção.

É importante lembrar que mesmo as luzes visíveis não provenientes do sol são capazes de agravar o melasma, e por isso o uso dos produtos contendo FPS devem ser usados dentro de casa ou no trabalho.

Pode parecer um exagero, mas o protetor solar tem que ser usado todos os dias, faça chuva ou faça sol, até mesmo em dias nublados e chuvosos.

Veja Também:  Agência 2RA lança seu primeiro e-book, “Por Dentro do Streaming - Distribuindo Sua Música Digitalmente”

As nuvens não filtram a radiação ultravioleta; por isso em dias nublados estamos expostos ao risco de manchas na pele, envelhecimento precoce e o temido CÂNCER DE PELE.

Além do mais, estamos vivendo em uma nova realidade na qual muitos profissionais estão trabalhando em regime de home office, no qual ficam expostos o dia todo ás telas de seus computadores. Essa sensação de conforto do lar pode dar uma falsa segurança, e acabar fazendo com que as pessoas deixem de usar o filtro solar, o que é imprescindível, mesmo dentro de casa.

Algumas famosas mostraram em suas redes sociais o aparecimento dos temidos melasmas durante a gravidez, como foi o caso da cantora Thaeme, e da apresentadora da Rede TV, Daniela Albuquerque.

Cantora Thaeme – Reprodução rede social pessoal Instagram
Apresentadora Daniela Albuquerque – Reprodução: rede social pessoal Instagram

Use o protetor solar todos os dias e lembre de reaplicá-lo a cada 2 horas!

Não deixe de visitar um dermatologista quando estiver grávida pois alguns cuidados podem ajudar a prevenir esse e outros problemas típicos desse período. Apesar dos tratamentos serem limitados durante a gestação, há sempre algum produto que pode ser prescrito e o dermatologista é o melhor profissional para a orientação.

Logo após a amamentação, é possível ter mais segurança para realizar outros procedimentos e tratamentos mais eficazes para os melasmas, sendo seguindo as orientações médicas.

Dra. Bárbara Carneiro – dermatologista

Dra. Bárbara Carneiro é Dermatologista, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética, e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética. Atende em São Paulo e em Salvador na clínica FC.

CRM-BA 26230/CRM-SP 202968

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

VEJA TAMBÉM:

spot_img