Gravidez e melasma
Você já se perguntou o que são aquelas manchas acastanhadas no rosto, colo ou braços, e que geralmente surgem no período da gravidez? Elas são chamadas de melasma ou cloasma. Para entender esse universo, conversamos com a dermatologista Dra. Barbara Carneiro.
Pois bem, a gravidez é um período em que a mulher sofre muitas alterações no corpo por conta de todas as mudanças hormonais, e acredita-se que até 80% delas podem desenvolver melasmas nessa época.
O melasma é um distúrbio da pigmentação muito frequente, caracterizado pela presença de manchas escuras em diferentes áreas do rosto, mas que têm predileção pelas regiões malares, superior aos lábios e fronte. Também pode aparecer em outras regiões.
“A predisposição genética pode influenciar no surgimento dessa condição, mas o principal fator causal é a exposição solar. Nas pacientes com melasma em tratamento, a exposição solar pode fazer com que as manchas se agravem novamente.” diz Dra Barbara.
A importância do Filtro Solar
É imprescindível o uso diário de protetor solar com FPS mínimo de 30, que deve ser reaplicado a cada 2 horas, mesmo nos dias nublados. Quanto mais alto o fator de proteção solar e quanto mais branco/bege for o produto, maior o poder de proteção.
É importante lembrar que mesmo as luzes visíveis não provenientes do sol são capazes de agravar o melasma, e por isso o uso dos produtos contendo FPS devem ser usados dentro de casa ou no trabalho.
Pode parecer um exagero, mas o protetor solar tem que ser usado todos os dias, faça chuva ou faça sol, até mesmo em dias nublados e chuvosos.
As nuvens não filtram a radiação ultravioleta; por isso em dias nublados estamos expostos ao risco de manchas na pele, envelhecimento precoce e o temido CÂNCER DE PELE.
Além do mais, estamos vivendo em uma nova realidade na qual muitos profissionais estão trabalhando em regime de home office, no qual ficam expostos o dia todo ás telas de seus computadores. Essa sensação de conforto do lar pode dar uma falsa segurança, e acabar fazendo com que as pessoas deixem de usar o filtro solar, o que é imprescindível, mesmo dentro de casa.
Algumas famosas mostraram em suas redes sociais o aparecimento dos temidos melasmas durante a gravidez, como foi o caso da cantora Thaeme, e da apresentadora da Rede TV, Daniela Albuquerque.
Use o protetor solar todos os dias e lembre de reaplicá-lo a cada 2 horas!
Não deixe de visitar um dermatologista quando estiver grávida pois alguns cuidados podem ajudar a prevenir esse e outros problemas típicos desse período. Apesar dos tratamentos serem limitados durante a gestação, há sempre algum produto que pode ser prescrito e o dermatologista é o melhor profissional para a orientação.
Logo após a amamentação, é possível ter mais segurança para realizar outros procedimentos e tratamentos mais eficazes para os melasmas, sendo seguindo as orientações médicas.
Dra. Bárbara Carneiro é Dermatologista, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética, e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética. Atende em São Paulo e em Salvador na clínica FC.
CRM-BA 26230/CRM-SP 202968