SUIPA celebra 79 anos de existência e resistência

121
Foto: Evento de arrecadação da SUIPA

Por Dayane Costa

Ao chegar na porta da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA) já é possível ouvir latidos. Palmeirinha faz questão de receber os visitantes animadamente, e a cadelinha é um grande exemplo da importância da entidade na luta em prol dos animais. A cachorra teria sido abandonada na porta da SUIPA com sinais de agressão física e uma das patas amputadas. Palmeirinha logo se recuperou e encantou todos com sua perseverança, se tornando a mascote do lugar. Apesar de seu passado triste, a cadelinha deu a volta por cima e mostra como está feliz em poder viver em segurança, envolvendo a todos com seu jeito brincalhão.

Quando se entra no local, é possível notar como todos trabalham. O amor pelos animais é fácil de se notar desde as secretárias até ao diretor. E a reciprocidade também é percebida, já que os animais do abrigo também se mostram à vontade na companhia daqueles que cuidam de si. No canil, por exemplo, os cães latem e pulam querendo chamar a atenção dos veterinários para brincar. Já na ala dos gatos, os bichanos ronronam pedindo por carinho. Ambas as espécies, no entanto, esperam pelo dia em que finalmente terão uma nova chance integrar uma família

Para que todos esses bichinhos possam ter uma nova chance de serem amados e conquistar um novo lar, a SUIPA realiza campanhas que incentivam a adoção consciente. Com a campanha Adote Um Focinho Carente, cães e gatos são levados pela SUIPA para um bairro do Rio de Janeiro, diferente a cada evento, e então recebem a oportunidade de encantar seus futuros tutores. Quem se interessar por um animal, passa por uma entrevista com funcionários locais para melhor entender se pode adaptar um bichinho em sua vida ou não. “A gente conversa, querendo entender o porquê aquela pessoa quer adotar um animal, e tenta encaixar um perfil de bichinho dentro da vida dessa pessoa”, explica Sylvia Rocha, diretora social da SUIPA.

A vontade de cuidar das vidas dos animais é tão grande que a SUIPA também conta com assistência veterinária em sua sede. No local são oferecidos diversos serviços a preços populares para a população de baixa renda, como a castração. Os veterinários procuram explicar os procedimentos para os tutores com calma e gentileza, fazendo com que o responsável e o animal consigam ter confiança no que está sendo feito. Tudo no local é feito com muito amor e paciência.

Veja Também:  Cantor paraibano exalta a liberdade sexual da mulher em lançamento de seu novo sucesso “Várias Amigas”

Apesar da instituição ser associada pelo público com o cuidado e resgate de cães e gatos, a SUIPA conta com uma variedade de espécies animais também sob os seus cuidados. De acordo com Marcelo Mattos, diretor do local, animais como porcos, cavalos, cabras e vacas foram resgatados e passaram a viver uma vida melhor em um sítio cuidado pela Sociedade.

“Os animais de porte grande do nosso abrigo são como os animais de porte pequeno. É uma vida que precisa de cuidados veterinários, sendo pequeno ou grande não faz diferença”, afirmou Mattos.

Assista ao vídeo da nossa visita à SUIPA clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Dl6ZZ8zeeyI

Para manter a SUIPA funcionando e lutando pelos bichinhos, a organização recebe ajuda de seus associados. Marcelo enfatiza que a Sociedade é particular e não recebe ajuda de órgãos públicos para funcionar. “Quem banca a SUIPA são associados, que contribuem com o que podem e quando podem”, diz o diretor.

“A SUIPA está em uma crise financeira terrível”, completa.

Para fazer uma doação única à Sociedade, você pode clicar aqui e escolher se quer doar através de transferência bancária, boleto, pix e afins. Já para se associar e ajudar mensalmente com uma quantia, clique aqui e faça o seu cadastro. A instituição também conta com uma loja virtual onde realiza a venda de produtos, o valor é direcionado a cobertura de custos mensais como remédios, resgates e afins.

Ao final da visita é fácil entender o porquê de a Sociedade ultrapassar os 70 anos de existência e resistência. Completando no último dia 27 de abril, seus exatos 79 anos, a instituição marca a história na luta em prol dos animais. A instituição é uma referência quando o assunto é o resgate de animais abandonados, ajudando milhares por ano, mas também pode facilmente ser uma referência na maneira de se cuidar de um amigo. A sede da SUIPA está localizada na Av. Dom Hélder Câmara, 1801, Benfica. Cep: 20.973-011 – Rio de Janeiro – RJ

Adote um animal, não compre. E se possível, ajude a SUIPA ou a instituição mais próxima da sua casa, existem muito animais sem lar precisando de cuidados, carinho e família. A adoção é um ato de responsabilidade com uma outra vida.

Acompanhe a SUIPA nas redes sociais:

Site Oficial: https://www.suipa.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/suipa

Facebook: https://www.facebook.com/Suipabr/

Youtube: https://www.youtube.com/c/SUIPAOFICIAL