quinta-feira, abril 18, 2024

Tecnologia nas entregas: saiba o que vem melhorando

HomeMarketingTecnologia nas entregas: saiba o que vem melhorando

Você já parou para pensar como a tecnologia nas entregas vem evoluindo? Se não fez essa reflexão ainda, é hora de fazer. Isso porque nós vivemos um período muito interessante para o setor logístico, especialmente após 2020, que mudou totalmente o segmento de patamar por causa da pandemia do novo coronavírus. Portanto, essa é a hora de considerar o peso que os avanços tecnológicos têm no segmento.

Em 2020, estima-se que o setor de compras digitais tenha movimentado R$ 100 bilhões no Brasil. Só os deliveries cresceram 187% no período. A razão é simples de entender: a pandemia do novo coronavírus colocou todo mundo em casa, fazendo compras pela Internet, tanto de comida básica, quanto presentes para as pessoas e mais. No entanto, mesmo após a pandemia, essas ações continuarão, já que a crise só acelerou a tendência que já era clara antes.

Quer ver como a tecnologia nas entregas ajuda a tornar isso possível? Então siga a leitura abaixo!

O que vem mudando na tecnologia nas entregas? 5 pontos

1. Mesclagem de delivery com e-commerce

Uma das grandes mudanças causadas pela tecnologia nas entregas é a mesclagem entre delivery e e-commerce. Quem tem dado os principais passos para isso é o Rappi Delivery, app de entregas da Colômbia e com posição aqui no Brasil.

O Rappi anunciou recentemente uma função de “shopping digital”. O objetivo é que o cliente possa entrar no app e sentir que está em um shopping. Ele poderá fazer compras nas suas lojas favoritas e receber o produto em casa em 1 hora.

Parece um delivery, mas também parece um e-commerce normal. Para quem pretende uma compra maior, ter o “frete” em uma hora é algo realmente muito fora do comum.

Por enquanto, a tecnologia só funciona em São Paulo, onde as grandes franquias como Decathlon e Saraiva fizeram acordos com o Rappi. No entanto, se tudo der certo, mais áreas serão agraciadas com o recurso.

2. Estudo de rota

Uma das grandes vantagens de investir em tecnologia nas entregas é a otimização que esse investimento gera. Na prática, cada pequeno detalhe que é otimizado pelo uso da tecnologia se transforma em uma grande economia ou ganho no longo prazo.

Um exemplo disso é a otimização de rotas via um estudo completo de dados e obtenção de informações em tempo real. Com o uso de algoritmos avançados, dá para calcular a rota mais adequada para a entrega de um produto na casa do cliente de modo a não gastar tanto combustível e não levar tanto tempo assim.

Veja Também:  Em clima sensual, Musa do Palmeiras exalta a liberdade: "O prazer de suas escolhas"

Alguns serviços como o Waze já fazem coisas semelhantes, mas dá para ir mais fundo e ter mais eficácia nesse processo com IAs mais potentes. Assim, cada 100 metros economizados em cada viagem se transformam em muitos quilômetros no fim de um mês.

3. Presença de IA

Por falar em algoritmos, uma das grandes tecnologias do começo do Século XXI é a Inteligência Artificial. Atualmente usada em muitas áreas, ela é também presença constante no setor de entregas.

É claro que os especuladores do futuro já prevêem um futuro em que os carros autônomos farão as entregas sozinhos, sem os entregadores, mas isso ainda não é a realidade.

Enquanto isso, a IA ajuda na organização de armazéns e no preparo dos pedidos para serem entregues. Com o uso de robôs e algoritmos de controle, as grandes empresas de logística conseguem organizar pedidos com agilidade sem igual. É por isso que a Amazon consegue entregar determinados produtos no dia seguinte ao da compra, por exemplo.

4. Agiliza processos burocráticos

Além de agilizar o processo físico, as grandes tecnológicas também agilizam os processos burocráticos da logística. Isso porque eles podem se antecipar e fazer esse trabalho automaticamente, mesmo em horários fora do comum.

Por exemplo, suponha que seja necessário emitir uma documentação específica e enviá-la digitalmente para algum órgão de controle para poder transportar um determinado produto. Antes mesmo do caminhão começar a ser preparado para isso, uma IA já pode cuidar de toda burocracia automatizada, agilizando o processo.

5. Permite a análise de dados constante

Por fim, um dos grandes benefícios do uso de tecnologia nas entregas é a análise de dados constante que isso permite. Atualmente, praticamente todo o processo de entrega é rastreável e capaz de produzir dados.

Na prática, as empresas podem mapear esses dados e montar uma representação do processo de entrega, analisando as informações e estudando maneiras de otimizar cada pequeno passo. Isso torna toda a atividade mais eficaz no geral.

Pronto! Agora você já viu como a tecnologia nas entregas vem sendo aplicada para tornar esse segmento mais importante e mais eficaz também. É vital ter esses conhecimentos para quem quer trabalhar na área, mas também para quem precisa do apoio de um sistema logístico inovador e tecnológico, capaz de alcançar os resultados mais importantes para os seus parceiros e fornecedores.

E aí, gostou do conteúdo? Qual dessas tecnologias parece mais útil para você? Comente abaixo!

 

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia
MAIS POSTS

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS VISTAS