quarta-feira, 18 maio, 2022
HomeGastronomiaChef Mirian Rocha ensina o passo a passo do ovo de páscoa

Chef Mirian Rocha ensina o passo a passo do ovo de páscoa

É comum que lojas e supermercados fiquem lotados de pessoas à procura de ovos de Páscoa para distribuir para suas famílias, mas em tempos de crise econômica e inflação em alta uma boa alternativa é fazer seus próprios doces para comemorar em casa com a família. A chef Mirian Rocha, especialista em chocolates, te ensina a como fazer o seu próprio ovo. Confira as dicas para conseguir fazer o passo a passo na sua casa!

A escolha do chocolate para produzir os ovos é essencial. Mirian indica o puro para fazer bons ovos de Páscoa, uma vez que tem pelo menos 25% de cacau e derrete na boca. Porém, esse produto pode ser mais caro. Então, outra opção é o Chocolate hidrogenado, que tem gordura vegetal hidrogenada (e mais gordura, no geral), mas é a opção mais barata.

“Temos três tipos de chocolate: o branco, que não leva massa de cacau, só leite e manteiga; o ao leite, que já possui a massa mas com uma concentração menor, como se fosse um café com leite; e por fim o chocolate intenso, que leva uma massa com alta concentração. Com esses três tipos é possível fazer a receita”, explica a chef.

A chef ensina o “pulo do gato”: “O controle da temperatura do chocolate, que é conhecida como temperagem, e a ausência de umidade no ambiente. Você pode derreter no micro-ondas (tirando-o a cada 30 segundos para mexer, até estar totalmente derretido) ou em banho-maria (em panela específica para banho-maria, que não solta vapor). Logo em seguida, jogue em uma superfície fria e mexa com uma espátula até chegar à temperatura ideal, indicada na embalagem. Você pode usar um termômetro culinário ou contar com o golpe de vista”.

Veja Também:  Bruno Gagliasso vai a feira fitness mas avisa: "não quero ficar grande"

A espessura ideal da casca também é um diferencial para que tudo dê certo, e deve ficar em torno de 5 milímetros. “duas camadas de chocolate são suficientes . Para conferir, logo que colocar o chocolate na forma, antes de levar a solidificar, eleve a forma com o chocolate contra a luz. Se não tiver nenhuma transparência, a casca está com uma espessura boa.”

A hora de desenformar pode ser temida por algumas pessoas, mas a chef ajuda a fazer de um jeito fácil e sem riscos, “limpe bem a borda da forma com uma espátula, logo que tiver informado o chocolate e antes de colocá-lo para esfriar. Fica mais fácil de desenformá-lo depois, e o acabamento fica ainda mais bonito.”

Todos querem um chocolate liso e brilhante, Mirian dá dicas para conseguir! “A melhor forma de deixá-lo assim é manusear a casca do ovo sempre com o auxílio de um pano fino que não solte fiapos. Nós temos mãos quentes, então é fácil deixar marcas no chocolate. Utilizar TNT é a escolha perfeita.”

Na hora de embalar a chef indica o papel chumbo, prateado de um lado e brilhante colorido do outro. Coloque o lado prateado em contato com o chocolate e o colorido para fora. Nem pensar em usar papel alumínio, pois ele é muito pesado e deixa a embalagem grosseira.

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

VEJA TAMBÉM:

spot_img