Mais Mídia

Com mais de 100 lançamentos, Roberto Azevedo lança o e-book “Por Dentro do Streaming” com guia completo para artistas independentes

Os artistas independentes, que estão na luta para verem suas músicas tomando conta das plataformas digitais, agora podem contar com um manual completo sobre o assunto. É que o especialista em distribuição digital de músicas, Roberto Azevedo, acabou de lançar o e-book “Por Dentro do Streaming – Distribuindo sua Música Digitalmente”. A obra apresenta um guia completo essencial para qualquer artista que pretende dominar sua carreira no digital e pode ser adquirida por meio do site oficial: https://pordentrodostreaming.com/

Indicado por nomes chaves do mercado digital como Márcio Moreira (A&R da plataforma Resso e ex-Som Livre) e Marcelinho Machado (CEO da MM7 Comunica), entre outros, o conteúdo de “Por Dentro do Streaming” contempla mais de 18 anos de trabalhos desenvolvidos por Roberto Azevedo para o setor musical no Brasil. Segundo o autor, o artista independente precisa permanecer atualizado para acompanhar as mudanças no mercado.

“A indústria musical passou por uma transformação significativa e hoje, os artistas independentes e profissionais da música podem viver de sua arte de forma sustentável. Mas, para aproveitar ao máximo esse cenário, é essencial compreender as estratégias e táticas necessárias para se destacar em meio à concorrência acirrada”, coloca Roberto Azevedo sobre seu projeto.

Produção musical, plataformas de streaming e o artista empreendedor

“Por Dentro do Streaming” ainda aborda assuntos de extrema relevância como produção musical e visual, pre-save e formação de público por meio das redes sociais. Além disso, você compreenderá sobre a importância do plano de divulgação, como ter seu single em playlists e um mapa sobre o que publicar no seu Instagram.

Outro pronto chave da obra são os guias de passos para as plataformas de streaming como Spotify, Deezer, YouTube, TikTok e Amazon Music, além de desbravar os benefícios do artista ter um WhatsApp Business, conhcecer os bastidores do Grammy Latino, fazer trágefo pago e saber usar de forma correta recursos novos como ChatGPT, Midjourney e Canva, entre outros.

E se você ainda não ouviu falar sobre o artista empreendedor, prepare-se para a sua grande virada de chave. “O artista precisa entender que até quem é de gravadora ou selo, precisa trabalhar e de fato ser um empreendedor para alavancar sua carreira”, explica Roberto Azevedo.

Monetize sua música e proteja suas obras

O e-book ainda entrega um passo a passo, onde o leitor será guiado a monetizar suas criações por meio das plataformas de streaming, além de conhecer o papel crucial das agregadoras na distribuição de sua música digital. Além disso, compreenderá seus direitos como artista e como proteger suas obras, garantindo que elas sejam reconhecidas e devidamente creditadas.

“Por Dentro do Streaming” orientará o artista sobre o processo adequado de registro, além de mostrar de forma didática sobre como cadastrar corretamente os profissionais envolvidos em suas produções musicais. “Assim, o artista pode garantir que suas criações estejam devidamente protegidas contra qualquer violação de direitos autorais”, explica Roberto Azevedo.

Bônus exclusivos de lançamento

Além do e-book, os interessados que comprarem a obra no período de lançamento ganharão uma série de recursos para alavancarem suas carreiras. Como o checklist que guiará passo a passo sobre como proceder durante um lançamento, além de uma videoaula exclusiva onde o consultor de Marketing Digital, Hobberson Miranda, explica a importância de um site nas estratégias de marketing digital.

Sobre o autor

Roberto Azevedo é especialista com vasta experiência em distribuição digital de músicas. É editor-chefe do portal Supergospel. Em sociedade com Rodrigo Azevedo, iniciou a Agência 2RA, que já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Atualmente, exerce a função de logística na MT Produções (onde cuida das agendas da cantora Marcela Tais por mais de 10 anos) , além das agências MM7 Comunica (de Marcelinho Machado), AS Records (de Áurea Sá), Labidad Produções (de Vanessa Bicalho) e atua como diretor-geral da gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.

Adquira o livro em: https://pordentrodostreaming.com/

Saiba mais sobre a agencia 2RA no site: https://agencia2ra.com.br/

Acompanhe nossas dicas no instagram: https://www.instagram.com/agencia2ra/