segunda-feira, 8 agosto, 2022
HomesaúdeMau odor nos pés: você conhece o ácido bórico?

Mau odor nos pés: você conhece o ácido bórico?

O ácido bórico é um ingrediente natural com muitas virtudes. Em particular, elimina o mau odor dos pés e limita a transpiração. 

Você se incomoda com pés suados? Cria odores desagradáveis ​​que o incomodam diariamente? Veja como usar o ácido bórico para os pés.

Mau odor nos pés, o que causa?

O odor exalado por seus pés incomoda você? Vários fatores podem ser a causa desses odores. 

Em primeiro lugar, as pessoas propensas à hiperidrose (sudorese excessiva) são as primeiras afetadas. 

De fato, a transpiração pode aumentar os maus odores. Doenças de pele, assim como infecções fúngicas ao redor dos pés, também podem ser a causa do mau cheiro dos pés. 

Os pés são uma parte frágil e sobrecarregada do corpo: ficam presos nos sapatos o dia todo e estão constantemente expostos ao atrito. 

Para poder desempenhar corretamente sua função, os pés transpiram para regular sua temperatura e evitar o superaquecimento devido ao atrito. 

Essa transpiração, além de tornar os sapatos femininos e masculinos particularmente desconfortáveis, pode causar odores desagradáveis ​​e ser um terreno fértil para micoses.

Para acalmar os pés, deve-se respeitar uma higiene impecável: lave os pés regularmente, passando bem entre os dedos. 

Seque-se bem para evitar a formação de infecções fúngicas. A escolha e a manutenção dos sapatos e principalmente de botas femininas também são importantes: escolha materiais não sintéticos, use meias de algodão e lave os sapatos regularmente. 

Esses primeiros passos são essenciais para combater o mau cheiro dos pés, mas podem ser complementados com o uso de ácido bórico.

Por que escolher o ácido bórico?

Você pode encontrar ácido bórico em qualquer farmácia. Pode ter a vantagem de ser barato, versátil e natural. 

Antes de usá-lo, vale a pena dar uma olhada em sua composição para entender melhor como ele funciona.

O ácido bórico vem da atividade vulcânica, é notavelmente recuperado em jatos de vapor de água vulcânicos. 

Consiste em hidrogênio e oxigênio, além de um oligoelemento chamado boro, que é característico das superfícies das rochas. 

Esta composição única confere-lhe muitas propriedades: antibacteriana, anti-séptica, antifúngica e antiviral.

Veja Também:  Como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia

Assim, o ácido bórico é muito eficaz no combate à transpiração profusa e aos maus odores resultantes. Pode até ser usado como desodorante. Também ajuda a tratar acne, infecções  e curar feridas. Um verdadeiro produto milagroso!

Como usar ácido bórico para os pés?

O ácido bórico pode ser usado como um banho de pés. 

Este banho de pés, realizado diariamente, irá reduzir a transpiração dos pés, mas também combater pequenas bactérias que podem causar micoses. 

Para fazer um banho de pés com ácido bórico, nada poderia ser mais simples: encha uma bacia com água morna e adicione uma colher de sopa de ácido bórico.

Deixe os pés de molho por cerca de  5 a 10 minutos. Você pode realizar esta operação todas as noites durante três semanas, para um tratamento de ataque. 

Então, você pode repetir um banho de pés com ácido bórico uma vez por semana, para um tratamento de manutenção.

Para dobrar este tratamento, ou se você não tiver tempo para banhos diários de pés, você pode aplicar ácido bórico diretamente nos sapatos. Polvilhe uma colher de sopa de ácido bórico em seus sapatos e espalhe uniformemente sobre a sola. 

Deixe durante a noite. Na manhã seguinte, vire o sapato sobre a pia ou a lixeira para remover qualquer ácido bórico restante. 

Tudo bem se sobrar um pouco quando você calça os sapatos. Esta operação eliminará os maus odores dos seus sapatos e absorverá o excesso de transpiração durante o dia.

Se você ainda suar muito,  você também pode aplicar um pouco de ácido bórico nas meias antes de colocá-las. 

Assim, o ácido bórico absorverá diretamente a transpiração, mesmo antes de se espalhar nos sapatos. 

Se após estes tratamentos com ácido bórico a sua situação não melhorar, não hesite em levar o assunto ao seu médico, para verificar se não é um sintoma ligado a um distúrbio de saúde (desequilíbrio hormonal, diabetes, hiperidrose).

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

VEJA TAMBÉM:

spot_img