A acne da mulher adulta

0
207

Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista

 

Considerada uma manifestação na maior parte das vezes hormonal, a acne da mulher adulta normalmente é multifatorial, exige tratamento sistêmico e nem sempre tem substrato hormonal evidente!

Caracterizada por lesões inflamatórias e dolorosas que acometem principalmente linha de mandíbula, mento e região cervical, a acne da mulher adulta é queixa recorrente nos nossos consultórios. Diferente da acne da puberdade/ adolescência, que normalmente se apresenta com muitos comedões (cravos), neste caso temos lesões mais doloridas, que requerem mais cuidado na extração para que cicatrizes e hiperpigmentação pós inflamatória não ocorram.

Na busca da causa invariavelmente encontramos mais de um fator desencadeante. A dieta rica em laticínios e carboidratos simples, suplementos sem orientação, desequilíbrios hormonais endógenos (aqui a síndrome do ovário policístico ainda é prevalente, assim como para adolescentes) e exógenos (uso de hormônios via oral, transdérmica ou implantes subcutâneos), disbiose, uso inadequado de cosméticos entre outros.

Veja Também:  Conheça Clayton Leite, de panfleteiro à empresário bem sucedido

Diante disso, a avaliação sistêmica da paciente e tratamento multidisciplinar são imperativos.

Muitos recursos temos hoje na dermatologia para recuperar o avanço da acne e melhorar a qualidade de vida. Tratamentos tópicos domiciliares, associados a laser e fototerapia são os que mais indico. O tratamento domiciliar inclui agentes adstringentes suaves associados a substâncias que diminuem a proliferação sebácea e favorecem a renovação celular. Peelings seriados em consultório, associados a laser não ablativo também trazem bons resultados.

A pele que já apresenta cicatrizes requer maior atenção, cuidado com limpeza profunda e tratamentos combinados que atingem a derme, retratando a fibrose do processo cicatricial. O tratamento sistêmico visa o reequilíbrio da flora intestinal, hormonal e inflamatório com uso de probióticos, antioxidantes e agentes antiandrogênicos naturais com boa penetração cutânea a fim de evitar uso sistêmico de retinóides e antibióticos.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here