segunda-feira, 8 agosto, 2022
HomeNegócios"Pimp my Carroça em Circuito" reforma carroças de profissionais da reciclagem em...

“Pimp my Carroça em Circuito” reforma carroças de profissionais da reciclagem em Santo André

Realizado no Parque da Juventude, a ação promove, no próximo dia 30/4, um mutirão de pintura e reforma de carroças de catadoras e catadores de materiais recicláveis

Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito por catadoras e catadores autônomos de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realiza a 27 ª edição do Pimp My Carroça em Circuito. Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento acontece no próximo dia 30/4, das 8h às 18h, no Parque da Juventude – Ana Brandão, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Durante o evento, catadores e catadoras da cidade terão suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros convidados pelo projeto e irão receber também itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas reflexivas, dentre outros.

A ação voluntária é um gesto de empatia e também de investimento nestes profissionais informais, buscando contribuir com políticas públicas muito mais necessárias em razão da crise agravada pela pandemia da Covid-19. Ivonete, empreendedora e catadora de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, estava desempregada e encontrou na reciclagem uma solução para sua renda. “Eu achei o projeto muito incentivador para os carroceiros. Dá um suporte, uma ferramenta para ele conseguir executar seu trabalho com dignidade”, afirma.

Relevância social e urbana

O patrocínio ao Pimp My Carroça em Circuito faz parte da estratégia de engajamento socioambiental da Tetra Pak, que há mais de 25 anos atua para promover a conscientização sobre reciclagem e fomentar as transformações sociais vinculadas a esse ecossistema a partir de importantes parcerias. “Admiramos a trajetória do Pimp My Carroça e fazer parte de um projeto junto a eles para valorizar o trabalho dos catadores e catadoras autônomas de materiais recicláveis só reforça nosso pensamento de que a colaboração é essencial para concretizar nossos objetivos em comum e acelerar transformações positivas. Estamos muito orgulhosos”, ressalta Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Mika, uma das artistas voluntárias participantes da edição do Pimp My Carroça em Circuito em 2021, acredita que o projeto faz uma reflexão sobre a importância da reciclagem. “O objetivo de pintar uma carroça é justamente levar uma mensagem através dos catadores, que desempenham um papel que todos deveriam desempenhar: reciclar, levar esses materiais para um ponto de coleta, para que sejam reaproveitados e colaborar com o planeta”, afirma.

Auxílios

Durante a ação, serão distribuídos kits de segurança (EPIs) para catadores, artistas e equipe.

A Prefeitura e o Semasa também vão oferecer atividades aos catadores no dia do evento. A autarquia vai realizar uma edição extraordinária dos projetos Breshopping Sustentável, que distribui peças de roupas, calçados e acessórios; e Gincanas Ecológicas, que entrega brinquedos a crianças, que têm a oportunidade de participar de brincadeiras, acumular pontos e trocar pelos brinquedos. Ainda, os departamentos de Bem-Estar Animal e de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Santo André vão realizar o registro dos animais (RGA) dos catadores, cadastrar os interessados para realização de cirurgia de castração destes animais, distribuir cartilhas de posse responsável, além de fazer o encoleiramento de cães e gatos contra pulgas e carrapatos, além de uma edição extra do Programa Moeda Pet.

Veja Também:  Carine Felizardo comenta tentativa de suicídio de Miss Bumbum

“Para mim é gratificante ter essa profissão. Porque eu limpo a cidade e dessa limpeza eu tiro minha renda. Eu agradeço muito a Deus por essas pessoas que estão arrumando minha carroça que é meu meio de sustento. Agradeço muito por essa oportunidade. Porque é com a reciclagem que eu sustento minha família”, conta Francisco Luciano, um dos catadores beneficiados pelo projeto.

A ação é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com patrocínio da Tetra Pak, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC, e apoio da Prefeitura de Santo André, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Sabesp.

________

Sobre o Pimp my Carroça

É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntários (as) – além de 25 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.
Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki. O aplicativo é gratuito e aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

VEJA TAMBÉM:

spot_img