sábado, abril 27, 2024

Saiba o que é e o porque a Playlist de Curadoria é tão importante

A playlist de curadoria é a primeira coisa que aparece quando abrimos um app de streaming. Sim, as playlists que já aparecem ‘‘prontas’’ são as famosas playlists editoriais! Saiba o que são, a sua importância e porque entrar nelas.

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As playlists de curadoria passaram a ganhar mais notoriedade após a distribuição digital ter se tornando indispensável no mundo da música. Com a Internet dominando a era, a indústria musical sofreu algumas mudanças e adaptações para se manter ativa e relevante.

E, uma delas, foi a aposta em streamings.

A distribuição digital se encarrega de enviar a música para todos os apps musicais que existem atualmente dentro e fora do Brasil. Mas, antes disso, é feito o registro da obra pelo Ecad e criado o ISRC.

Junto com a criação do ISRC, é necessário realizar a escrita do pitch ou de um release curto. Esse trabalho pode ser feito de maneira autônoma, contudo, ao ir atrás de uma editora musical, o trabalho se torna muito mais simples e fácil.

Ao optar pela parceria da editora musical, o pitch elaborado para o envio do ISRC será distribuído para todas as plataformas de áudio junto com a música, onde passará por curadores que irão ler a defesa da música e decidir em qual playlist editorial ela se encaixa melhor.

E, agora, você deve estar se perguntando: mas o que é uma playlist de curadoria? A New Music Brasil, irá te explicar!

Afinal, o que é uma playlist editorial?

Uma playlist editorial é uma playlist criada pelos próprios streamings, que é diferente da playlist automatizada (gerada por algoritmo). Elas são montadas por curadores musicais, que analisam diversos aspectos do single para integrá-lo na playlist.

As playlists de curadoria se subdividem em vários tipos, sendo elas:

  • Playlists grandes;
  • Playlists menores;
  • Playlists de ambientação;
  • Playlists de sentimentos;
  • Playlists de gêneros;
  • Playlists regionais;
  • Radar;
  • Representatividade LGBTQIA+;
  • Trilhas sonoras;
  • Lo-Fi;
  • Instrumental, dentre outras.

Hoje, existem diversas playlists editoriais que podemos encontrar nas plataformas. Elas são criadas com o propósito de serem gerais, mas, também, de serem nichadas cada vez mais, com o fim de impactar diretamente os públicos-alvos de cada gênero.

Mas, você já se perguntou o porquê dela ser tão importante para um lançamento musical?

Qual é a importância dessas playlists?

Não é possível negar o fato de que não estamos vivenciando a era das playlists. No novo mundo digital, aqueles estojos enormes cheios de CDs foram trocados por plataformas digitais, onde é possível a criação de playlists totalmente customizáveis.

Com esse avanço na tecnologia, as estratégias musicais mudaram e se adaptaram, agora, para uma era quase que inteiramente digital. Hoje em dia é muito raro ver pessoas comprando CDs físicos, o que vemos maiormente são pessoas usuárias de streamings.

O público, ao ver que agora poderiam escolher quais músicas queriam ouvir do álbum, sem precisar ouvi-lo por inteiro por apenas uma música, por exemplo, começou a criar playlists nos apps, customizando a sua lista da maneira que mais se encaixe em seus gostos musicais.

E, eis aqui, que entramos na importância das playlists de curadoria em uma ação estratégica de divulgação da música do artista. Essas editoriais são as oficiais do streaming, por lógica, elas irão ter muito mais fãs e curtidas, ou seja, muitos usuários do app estão ouvindo aquela playlist.

Pense na playlist editorial como uma vitrine e a sua música como um produto que precisa estar em destaque para os consumidores. Se a sua obra está na prateleira, está sendo vista por potenciais ouvintes, logo, todos os dias ela irá passar por pessoas que podem se tornar o seu público-alvo.

É importante ressaltar, que, as plataformas de streaming dão mais prioridade às playlists de curadoria do que as playlists criadas pelos usuários do app. Por isso o investimento nas editorias torna-se uma tarefa tão importante para o impulsionamento e crescimento de uma música.

Vamos entender melhor com um exemplo?

Qual é a finalidade de uma playlist editorial?

Lettícia Theodoro lançou a segunda música da sua carreira recentemente, a sofrência ‘‘Lágrima na Espuma’’. Antes dessa faixa, a cantora havia lançado, ‘‘Nunca Teve’’, que não obteve atenção necessária das plataformas de streaming.

Contudo, ao realizar uma defesa própria do segundo single, a música estreou em um posicionamento alto da playlist Geração Sertaneja, do Spotify, uma das mais ouvidas do gênero.

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Ao começar a ser notada pelo público que ouve a playlist, a faixa começou a ganhar cada vez mais plays, chegando a somar mais de 50 mil streams na primeira semana de lançamento, fazendo com que a Lettícia passasse de 100 ouvintes mensais, para 16 mil ouvintes mensais.

E, claro, que essa estratégia não funciona apenas com os artistas pequenos, viu. Artistas de peso do mercado musical investem em seus lançamentos uma ação publicitária com pitch para os curadores, com a finalidade de não apenas entrar na playlist, mas, também, para se tornarem a capa.

Mas, afinal, quem é o responsável por aprovar a música e colocá-la na playlist editorial?

Curador de playlist: o que é?

Um curador é o responsável por criar as playlists editoriais da maneira mais segmentada possível, casando com o público alvo daquele gênero e organizando as músicas que fazem sentido estar dentro da playlist.

Para entender melhor, pense nele como se fosse o radialista de uma rádio famosa. Eles são responsáveis por filtrar os materiais que são enviados para eles e decidir o que vale a pena ir ao ar e o que não vale a pena ir ao ar.

Ou seja, ao invés de ‘‘ir ao ar’’, o curador coloca as músicas nas playlists oficiais da plataforma, que possui vários ouvintes e consumidores daquele gênero ou o mood das músicas.

Geralmente, em uma plataforma de streaming, os curadores são divididos conforme o gênero. Por exemplo, um curador cuida das playlists de sertanejo, outro as de forró, outro as de eletrônico, e assim sucessivamente.

Um curador também pode ser aquele que fecha uma parceria com o aplicativo. Por exemplo, os aplicativos Spotify e Deezer, contam com convidados, que podem ser artistas, produtores ou influenciadores, para montarem playlists que fazem sentido para o público que cada um deles possui.

Agora que você entende a importância de uma playlist de curadoria, sabe o papel do curador, vamos à pergunta de milhões?

Como entrar em uma playlist?

A pergunta de milhões! Em primeiro lugar, deve-se estudar muito bem as playlists de curadoria que a plataforma onde você quer emplacar possui. Entenda em quais playlists a sua música se encaixa para dar um direcionamento mais fácil ao curador.

Após realizar esse estudo, cuide e invista em suas redes sociais. Os curadores ficam de olho em como está sendo realizado o seu marketing e em quantos seguidores você possui. Contudo, eles também estarão atentos ao engajamento que a sua conta tem, portanto, nada de seguidores comprados!

Por último, capriche no seu pitch, ele é a venda do seu produto!

Pitch para playlists de curadoria: o que é? Como fazer?

O pitch é a venda da sua música por escrito. Ele necessita ser chamativo o suficiente para o curador abrir o seu email e ler o seu conteúdo, posteriormente, ouvir a música e inseri-la na playlist editorial.

Este processo comumente é feito pela redação dentro da gravadora e editora escolhida pelo próprio artista. Claro que esse trabalho também pode ser feito de maneira autônoma, contudo, quando se possui uma empresa por trás, as chances de conquistar curadorias aumentam drasticamente.

Ao escrever o pitch, atente-se sempre em pensar como um curador. Em outras palavras, escreva um texto curto, chamativo e que contenha todas as informações relevantes do artista e da música foco.

Cite os anos de carreira que o cantor possui, os seus logros, músicas que viralizaram, o total de plays em suas faixas, seguidores das redes sociais… Enfim, conte todas as informações que são realmente relevantes para o curador olhar e entender que precisa colocar o seu produto na vitrine.

A New Music Brasil realiza uma abordagem diferenciada quando falamos em distribuição musical, marketing musical digital e edição musical. Com um time preparado em todas as áreas onde atua, ela garante que a sua música receba o destaque que merece e que se torne um sucesso da cena.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a New Music. Mande uma DM no Instagram que estarão postos para te atender.

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